Facebook
Fale Conosco
15 3012-4043 | 3232-9817
Namaha | Instituto de Yoga, Pilates e Acupuntura - Sorocaba
Rua Ângelo Elias, 673 - Santa Rosália - Sorocaba / SP.

Receba novidades no se email. Assine a nossa newsletter:
Enviar
Terapias Complementares
Acupuntura Florais de Back Florais de Minas Cromoterapia Cromocupuntura Auriculopuntura Yogaterapia

Curso de Formação e Aprofundamento em YOGA

NOVA TURMA EM FORMAÇÃO PARA INÍCIO OUTUBRO/2013

Esse curso é para você ?

Se você deseja entender com mais profundidade os aspectos técnicos, psicológicos e filosóficos do Yoga, mesmo que não tenha a intenção de ministrar aulas, o CIFAY lhe dará tudo que você precisa. Você terá aulas com professores de yoga, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, filósofos e encontrará o conteúdo, as práticas e o ambiente necessários para realizar um mergulho profundo e beneficamente transformador no mundo do Yoga.

Se, além disso tudo, você deseja obter um diploma de professor/a de Yoga, reconhecido pela Aliança do Yoga (a associação brasileira de professores de Yoga mais representativa), que lhe permitirá ministrar aulas em academias, clubes, instituições públicas ou institutos próprios, você encontrará no CIFAY a instrução necessária para desenvolver seu papel profissional. Você precisará realizar algumas leituras e trabalhos escritos e ter uma presença mínima de 80% nas aulas teóricas e práticas (essas exigências não existem para as pessoas que participam do Curso mas não aspiram ao diploma de professor/a).

Se você já é professor/a de Yoga e deseja um aprofundamento, uma formação abrangente, não dogmática, em que poderá estudar e vivenciar o Yoga em contato com monges budistas, swamis indianos e professores de linhas diversas e até mesmo antagônicas, podendo ir além dos dogmas e preconceitos e encontrar um Yoga rico, profundo e verdadeiramente libertador, o CIFAY representa uma valiosa oportunidade para seu desenvolvimento pessoal e profissional.

O que você estudará no curso?

Você estudará e praticará todas as técnicas do Yoga, como posturas, relaxamento, meditação, técnicas respiratórias, mantras, mudras, kriyas, etc.

Para compreender os fundamentos do Yoga, você entrará em contato com as ideias centrais da filosofia indiana (tão próximas das descobertas da moderna Física Quântica!) e aprenderá sobre Anatomia, Fisiologia, Nutrição.

Para conseguir transmitir adequadamente suas vivências e compreensão, você terá ainda, aulas de didática, montagem de sequências e discutirá os aspectos psicológicos da relação professor-aluno. Veja no final dessa página o Programa completo do CIFAY, com todas as disciplinas devidamente detalhadas.

As aulas expositivas e as práticas

O aluno participará das aulas expositivas em um sábado por mês, das 9h às 18h (o primeiro sábado do mês).

A prática tem que ser regular e constante. Só assim o aluno ganhará a experiência necessária. O Curso inclui 2 aulas práticas por semana. Elas serão realizadas no Instituto Namaha ou, no caso de pessoas que moram fora de Sorocaba, em institutos de sua cidade.

O aluno que realizar as práticas no Namaha, poderá optar entre os diversos horários disponíveis na grade de aulas

Esse é um curso sério ? Por que deveria ecolhê-lo ?

O Curso é ministrado há 19 anos. Ele não acredita na "formação ultrarrápida" de professores de yoga bons e competentes. O professor de Yoga não é um simples "dobrador de corpos"; ele é alguém que carrega uma mensagem de harmonia, de paz, de significado e isso é fruto de uma prática longa e de um estudo abrangente e contínuo.

Nosso prazer e nosso compromisso está em manter-nos leais aos sonhos mais altos da nossa e da sua alma e oferecer as melhores condições possíveis para o seu desenvolvimento.

O CIFAY respeita e valoriza a diversidade de enfoques e não está sujeito a uma instituição, grupo religioso ou linha de Yoga restrita. Por isso, podemos apresentar todas as linhas, de forma serena e crítica. Assim, nossos alunos desenvolvem uma vivência e compreensão do Yoga rica e variada, longe de toda visão sectária e limitada.

Nossos alunos não são condicionados numa receita rígida de práticas. Eles compreendem o que é o Yoga, em sua variedade e riqueza. Por isso, ficam aptos a ministrarem aulas nos ambientes mais diferentes e para grupos de todas as idades e características. Conhecendo o Yoga pelo estudo e vivência, eles são capazes de fazer os ajustes necessários para adaptar as técnicas às necessidades específicas de cada público.

Como posso saber mais sobre o CIFAY?

- Ligue para o Namaha no telefone (15) 3012-4043 / 3232-9817.

Valor de Investimento:

O valor da mensalidade é de R$360,00, o que inclui a aula expositiva e as práticas.
Para o aluno que realizará as práticas em sua cidade, pagará mensalidade de
R$ 310,00.

Como faço para me inscrever ?

- Ligue para o Namaha no telefone (15) 3012-4043 / 3232-9817.

Programa Detalhado do CIFAY

ÁREA 1: CONHECIMENTOS FUNDAMENTAIS

Esta área é responsável pela transmissão dos conhecimentos que fundamentam as técnicas do Yoga. Aqui é apresentada a visão que a tradição do Yoga tem do homem como ser holístico com suas dimensões física, energética, cultural, psicológica, filosófica, religiosa, social e transcendente. Nesta área, os modernos conhecimentos da ciência se unem à visão atemporal dos Mestres para dar a base sólida e abrangente necessária para a compreensão crítica, a aplicação criativa das técnicas do Yoga e o estabelecimento de relações de ensino-aprendizagem de forma ética, madura e bem-sucedida.

Disciplina 1.01
FUNDAMENTOS ÉTICOS E FILOSÓFICOS

EMENTA: Estudo do desenvolvimento do pensamento filosófico na Índia, apresentando uma visão panorâmica da realidade conceitual com a qual o Yoga conviveu e interagiu no decorrer dos séculos. Estudo das principais escolas filosóficas que se desenvolveram em solo indiano e de sua visão a respeito dos temas centrais da vida humana.

OBJETIVOS: Capacitar o aluno a entender e expressar os fundamentos do Samkhya, do Jainismo, do Budismo, do Tantra, do Yoga e do Vedanta e a resposta dada por essas escolas filosóficas da Índia às questões sobre a real natureza do Eu, do mundo e de Deus. Capacitar o aluno a entender e expressar como as técnicas do Yoga se articulam dentro do amplo universo conceitual da filosofia indiana e dos questionamentos existenciais universais. Ampliar os paradigmas do aluno defrontando-o com os temas existenciais e com as realidades atemporais profundamente analisadas pelos Sábios da Índia.

Disciplina 1.02
FUNDAMENTOS CULTURAIS

EMENTA: Estudo da história da Índia, de sua mitologia e de aspectos culturais, tais como sua literatura, música, dança e língua.

OBJETIVOS: Colocar o aluno em contato com os valores, princípios, crenças, costumes e manifestações artísticas da cultura indiana. Capacitar o aluno para entender e expressar os fatos relevantes da história indiana, a relação entre as diferentes manifestações de sua cultura, os conceitos de suas filosofias clássicas e o modo como essas particularidades locais se articulam com os aspectos universais do Yoga.

Disciplina 1.03
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS

EMENTA: O estudo da mente e suas funções segundo a abordagem psicológica do Yoga e do Vedanta. Apresentar a visão do Yoga e do Vedanta sobre o problema humano fundamental e sua resolução definitiva. Demonstrar a escravidão do homem a uma noção de limitação que gera todo tipo de sofrimentos e apresentar os meios do Yoga para libertar-se e superar essa condição.

OBJETIVOS: Capacitar o aluno a entender e explicar os modelos apresentados pelo Yoga e o Vedanta para descrever o sofrimento humano e sua superação, além de saber identificar o funcionamento desses elementos na dinâmica do psiquismo humano.

Disciplina 1.04
FUNDAMENTOS ENERGÉTICOS

EMENTA: Estudo da energia (prana), suas manifestações no mundo, no corpo e na mente humana, assim como as possibilidades e meios propiciados pelo Yoga para ganhar controle sobre essa força e suas manifestações.

OBJETIVOS: Capacitar o aluno a entender e explicar o modelo da anatomia energética do ser humano conforme o ensinamento dos Mestres do Yoga. Saber definir com clareza os conceitos centrais desta visão tais como: prana, chakra, kundalini, nadis e pranayama.

Disciplina 1.05
FUNDAMENTOS FISIOLÓGICOS

EMENTA: Estudo fundamental da anatomia, da fisiologia e da cinesiologia humanas focando a mecânica das técnicas e seu efeito sobre os diversos sistemas orgânicos.

OBJETIVOS: Apresentar conhecimentos básicos de Anatomia e Fisiologia, assim como da Cinesiologia, aplicadas à prática do Yoga, capacitando o aluno a compreender a estrutura e funcionamento dos diversos sistemas que constituem o corpo humano e o efeito exercido sobre eles pelas técnicas do Yoga. Identificar os cuidados a serem observados durante a prática das técnicas do Yoga.

Disciplina 1.06
MONOGRAFIA

EMENTA: É um trabalho no qual o aluno sistematiza o conhecimento resultante de um processo investigativo, originário de uma indagação teórica e/ou de sua experiência prática. É também um processo científico, realizado dentro de padrões de exigências metodológicas e acadêmico-científicas. Assim se constitui uma monografia científica, elaborada sob a orientação de um professor e avaliada pela coordenação do curso e pelo próprio orientador.

OBJETIVOS: Ampliar a reflexão/síntese de aspectos teóricos e práticos do curso. Criar o estímulo da produção científica para a prática profissional. Monitorar a produção do aluno proporcionando orientação técnica com relação à construção de monografia.

 

ÁREA 2: AS TÉCNICAS DO YOGA: ESTUDO E PRÁTICA

Esta área é responsável pela transmissão dos conhecimentos das técnicas do Yoga, incluindo o estudo dos seus efeitos, suas causas, as contra-indicações e proibições, bem como os princípios que potencializam os melhores resultados. Nesta área, reúnem-se o estudo e a prática supervisionada, de modo que o aprendizado ocorra de forma adequada e satisfatória.

Disciplina 2.01 
ASANAS: POSTURAS PSICOFÍSICAS

EMENTA: Estudo e prática de todos os aspectos envolvidos, direta ou indiretamente, na prática das posturas psicofísicas do Yoga, de modo a obter conhecimento e habilidade na execução e ensino das mesmas.

OBJETIVOS: Capacitar o aluno a conhecer, demonstrar e explicar o nome e significado das principais posturas, seus efeitos físicos, energéticos e mentais, assim como todas as suas contra-indicações, além de identificar, na execução e no ensino dos asanas, todos os elementos e princípios que contribuem para uma prática eficiente e bem-sucedida.

Disciplina 2.02 
PRANAYAMA: O CONTROLE DA ENERGIA

EMENTA: Estudo dos fundamentos e efeitos do Pranayama – o controle do prana através de exercícios respiratórios – e vivência desta técnica, possibilitando um conhecimento e uma utilização eficiente da mesma, com plena consciência de todas as variáveis envolvidas.
OBJETIVOS: Capacitar o aluno a conhecer, demonstrar e explicar o Pranayama, suas formas clássicas, seus objetivos na prática em diferentes escolas, seus efeitos físicos, energéticos e mentais, suas contra-indicações, além de qualificá-lo para identificar todos os elementos e princípios que contribuem para uma prática e um ensino eficientes e bem-sucedidos do Pranayama.

Disciplina 2.03 
YOGANIDRA: RELAXAMENTO PROFUNDO

EMENTA: Estudo dos fundamentos e efeitos do Relaxamento Profundo (Yoganidra) e vivência desta técnica, possibilitando o conhecimento e a utilização eficiente da mesma.

OBJETIVOS: Capacitar o aluno a conhecer e explicar o Relaxamento Profundo (Yoganidra), as diversas formas que pode assumir a sua prática, seus efeitos físicos, energéticos e mentais e todos os procedimentos e princípios que contribuem para uma prática eficiente e bem-sucedida. Qualificar o aluno para guiar sessões de Yoganidra.

Disciplina 2.04 
DHYANA: MEDITAÇÃO

EMENTA: Estudo dos fundamentos e efeitos da Meditação (Dhyana) e vivência desta técnica, possibilitando conhecimento, prática e ensino eficientes da mesma.

OBJETIVOS: Ensinar o que é Meditação, quais são as suas formas clássicas, quais os objetivos de sua prática em diferentes escolas, seus efeitos sobre os diversos aspectos do homem e seus limites. Indicar os cuidados necessários para que a prática seja bem-sucedida.

Disciplina 2.05 
MUDRAS: GESTOS PSICOSSOMÁTICOS

EMENTA: Estudo dos aspectos técnicos, dos efeitos e dos fundamentos da prática de Mudras. Vivência desta técnica, possibilitando uma utilização adequada da mesma.

OBJETIVOS: Capacitar o aluno a conhecer, demonstrar e explicar o que são Mudras, quais são seus efeitos físicos, energéticos e mentais e todos os procedimentos e princípios que contribuem para uma prática eficiente e bem-sucedida.

Disciplina 2.06 
BANDHAS

EMENTA: Estudo dos fundamentos e efeitos da prática de Bandhas e vivência desta técnica, possibilitando um conhecimento e uma utilização eficiente da mesma, com plena consciência de todas as variáveis envolvidas.

OBJETIVOS: Capacitar o aluno para conhecer, demonstrar e explicar o que são Bandhas, quais são seus efeitos físicos, energéticos e mentais e todos os procedimentos e princípios que contribuem para seu ensino eficiente e bem-sucedido.

Disciplina 2.07 
NAMASKARES

EMENTA: Estudo e vivência da prática de Namaskares, possibilitando um conhecimento e uma utilização eficiente desta técnica.

OBJETIVOS: Capacitar o aluno para conhecer, demonstrar e explicar o que é um Namaskar, quais são seus efeitos físicos, energéticos e mentais e todos os procedimentos e princípios que contribuem para uma prática eficiente e bem-sucedida. Qualificar o aluno para guiar práticas de Namaskares.

Disciplina 2.08 
KRIYAS: TÉCNICAS PURIFICADORAS

EMENTA: Estudo dos fundamentos e efeitos da prática dos Kriyas e vivência destas técnicas do Yoga, possibilitando um conhecimento e uma utilização eficiente das mesmas.

OBJETIVOS: Capacitar o aluno para conhecer, demonstrar e explicar o que são Kriyas, quais são seus efeitos físicos, energéticos e mentais e todos os procedimentos e princípios que contribuem para uma prática eficiente e bem-sucedida, qualificando-o para exercer e ensinar a prática dos Kriyas.

Disciplina 2.09
MANTRAS: CANTO VÉDICO, AFIRMAÇÕES, PRECES

EMENTA: Estudo dos fundamentos e efeitos do canto de Mantras e vivência desta técnica, possibilitando um conhecimento e uma utilização eficiente da mesma, com plena consciência de todas as variáveis envolvidas.

OBJETIVOS: Capacitar o aluno para conhecer, demonstrar e explicar o que são Mantras, quais são seus efeitos físicos, energéticos e mentais. Capacitar o aluno a entoar corretamente mantras védicos e guiar sessões de afirmações e de meditação com uso de mantras.

Disciplina 2.10
PUJAS

EMENTA: Ensinar o que é uma Puja, quais são as suas formas clássicas, quais são os objetivos de sua prática e quais são os seus efeitos sobre os diversos aspectos do homem. Vivência desta técnica, possibilitando um conhecimento e uma utilização eficiente da mesma.

OBJETIVOS: Capacitar o aluno para conhecer, demonstrar e explicar o que é uma Puja, quais são seus efeitos físicos, energéticos e mentais e todos os procedimentos e princípios que contribuem para uma prática eficiente e bem-sucedida. Qualificar o aluno para guiar práticas de Pujas.

Disciplina 2.11
NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO NO YOGA

EMENTA: Estudo dos princípios já conhecidos pela ciência da nutrição e dos efeitos de uma alimentação saudável sobre o corpo e a mente do homem. Estudo da visão do Yoga a respeito da alimentação.

OBJETIVOS: Ensinar o que a ciência da Nutrição considera uma alimentação saudável. Desenvolver a consciência crítica a respeito dos hábitos alimentares que prevalecem na sociedade e ampliar a compreensão do tema alimentar, discutindo aspectos ecológicos, econômicos, de saúde e seu impacto sobre a mente e os estados emocionais. Capacitar o aluno a conhecer e explicar os princípios básicos da nutrição em geral, da alimentação orgânica e natural, em particular, e a visão que o Yoga tem do alimento.

Disciplina 2.12
YOGA PARA GESTANTES

EMENTA: Estudo da gestação humana, das necessidades específicas das gestantes e das aplicações e contra-indicações das várias técnicas do Yoga para cada etapa da gestação.

OBJETIVOS: Capacitar o aluno a conhecer e explicar as necessidades específicas das gestantes, bem como os cuidados e aplicações específicos do Yoga a cada etapa da gestação, qualificando-o para ministrar aulas para gestantes.

Disciplina 2.13
YOGA NA TERCEIRA IDADE

EMENTA: Estudo da Terceira Idade, das necessidades específicas das pessoas que vivenciam essa etapa da vida e das contribuições e contra-indicações específicas das várias técnicas do Yoga.

OBJETIVOS: Capacitar o aluno a conhecer e explicar as necessidades específicas das pessoas na Terceira Idade e os cuidados e aplicações do Yoga para favorecer a vivência com qualidade nessa etapa da vida. Qualificar o aluno a ministrar aulas para a Terceira Idade.

Disciplina 2.14
YOGA PARA REPOSIÇÃO HORMONAL

EMENTA: Estudo da fase da menopausa, de disfunções hormonais típicas e de aplicações específicas do Yoga visando neutralizar esses desequilíbrios.

OBJETIVOS: Capacitar o aluno a conhecer e explicar as necessidades específicas das pessoas durante a fase da menopausa, as manifestações de desordens hormonais mais comuns e as aplicações apropriadas das técnicas do Yoga para atender à necessidade das pessoas que manifestam esses sintomas. Qualificar o aluno para ministrar aulas para Reposição Hormonal.

Disciplina 2.15 
YOGATERAPIA

EMENTA: Estudo da aplicação terapêutica do Yoga visando superar problemas específicos de saúde física ou emocional, como estresse, hipertensão, insônia, asma, etc.

OBJETIVOS: Capacitar o aluno para usar as técnicas do Yoga de forma terapêutica, criando seqüências específicas visando superar desequilíbrios na saúde física ou emocional.

Disciplina 2.16
PRÁTICA SUPERVISIONADA DAS TÉCNICAS

EMENTA: Aprender, num contexto apropriado e seguro, as técnicas do Yoga e conhecer por experiência pessoal os seus resultados.

OBJETIVOS: Capacitar o aluno a praticar as técnicas do Yoga de maneira correta, assim como desenvolver a sua habilidade de realizá-las. Dar a ele a oportunidade de realizar aulas com vários professores, para que possa construir o seu papel profissional a partir de um modelo mais diversificado. Experienciar em seu próprio corpo e mente os efeitos da prática regular e intensa do Yoga.

 

ÁREA 3: O ENSINO DO YOGA

Esta área é responsável pela transmissão dos conhecimentos referentes ao desempenho profissional propriamente dito. Todos os temas que dizem respeito à relação de ensino-aprendizagem, tanto os aspectos técnicos e didáticos quanto os referentes ao vínculo professor-aluno, são agrupados nesta área. Nela, todo o conteúdo do curso se concretiza numa prática supervisionada, da qual emerge a figura amadurecida, ética, fraterna e consciente do Professor de Yoga.

Disciplina 3.01
A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO

EMENTA: Discutir as relações humanas e de que maneira comportamentos e atitudes de uma pessoa afetam os outros, criando diferentes "climas relacionais". Estudar os princípios que contribuem para a construção de uma relação de ajuda saudável entre o professor e seus alunos e discutir as situações típicas que ocorrem nesta relação.

OBJETIVOS: Ensinar os comportamentos e atitudes do professor que favorecem uma relação madura e que são capazes de gerar maior receptividade e confiança no aluno. Identificar os comportamento e atitudes que produzem o resultado oposto.

Disciplina 3.02
DIDÁTICA E CRIAÇÃO DE SEQÜÊNCIAS

EMENTA: Ensinar as regras básicas para a combinação adequada das posturas e montagem de seqüências para diferentes fins, além dos elementos que favorecem a didática do professor.

OBJETIVOS: Tornar o aluno capaz de montar seqüências que potencializem o efeito das posturas e evitem qualquer tipo de risco ou resultado negativo. Princípios utilizados: demonstração, observação, assistência/correção, instrução e estilos de ensino.

Disciplina 3.03
TREINAMENTO DE AULA

EMENTA: Desenvolver e aprimorar o papel de professor de Yoga. Reunir e aplicar na prática da sala de aula todos os conteúdos e princípios aprendidos, sob o acompanhamento ou supervisão de um professor.

OBJETIVOS: Capacitar o aluno para exercer a função de instrutor de Yoga de maneira relaxada e segura e a ministrar aulas adequadas, criativas, motivadoras e que produzam resultados efetivos em seus participantes.

Disciplina 3.04
MODELOS METODOLÓGICOS: MESTRES E ESCOLAS DE YOGA

EMENTA: Estudar a biografia das figuras de maior destaque no mundo do Yoga e as escolas que criaram. Conhecer suas abordagens, suas metodologias e a maneira como estabeleceram a relação com seus alunos.

OBJETIVOS: Colocar o estudante em contato com personalidades e figuras do mundo do Yoga que possam servir como modelo de ação e de ensino na relação do futuro professor com seus futuros alunos. Capacitar o estudante a relatar a biografia das principais personalidades do Yoga, assim como apresentar a visão das escolas por eles fundadas e as metodologias criadas para transmitir o seu conhecimento.

Instituto Namaha - Yoga, Pilates, Acupuntura

Curta nossa página no Facebook

Depoimentos

Cristiane S. Pires
Clarice Aparecida Montovani
Célia
Daniele Cristina Gomes